Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas tem sua base acadêmica no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) do Centro Biomédico. Este departamento ministra as disciplinas de Bioquímica, Biofísica, Fisiologia e Farmacologia para os cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Em 1980 foi estruturado no DCF um grupo temático na área de Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular.
Em 1989 o grupo, contando com 8 professores doutores, atendendo às diretrizes de expansão de pós-graduação da UFES, implantou o curso de Mestrado em Ciências Fisiológicas. Para tanto foi construído um novo prédio para abrigar os 5 Laboratórios de Pesquisa iniciais do nosso Programa de Pós-Graduação. Logo em seu ano inicial de funcionamento o curso de mestrado passou a ser recomendado pela CAPES o que possibilitou a concessão de bolsas a alunos de pós-graduação. Um novo passo importante foi dado em 1993 quando foi implantado o Doutorado em Ciências Fisiológicas , o primeiro curso deste nível na Universidade Federal do Espírito Santo. Junto com a implantação do doutorado foram criados novos grupos de pesquisa na área da Neurobiologia, Psicofarmacologia e Epidemiologia Cardiovascular. Hoje fazem parte do Programa 17 professores Permanentes e 6 Colaboradores. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas mantém intercâmbio com outros núcleos de pesquisa na área cardiovascular do Brasil. Além disso, o Programa mantém convênio internacional com a Universidad Complutence de Madrid e a Universidad Autônoma de Madrid e vária cooperações com diferentes grupos de pesquisa em Universidades estrangeiras. Como resultado deste trabalho o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Ufes tem obtido reconhecimento nacional e internacional como núcleo de excelência na área da pesquisa de fisiopatologia cardiovascular e neurobiologia.
Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 216 mestres e 144 doutores e conta com 72 alunos regularmente matriculados, sendo 38 no mestrado e 34 no doutorado.
Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:
Período 2024 -
Coordenador: Leonardo dos Santos
Coordenador adjunto: André Soares Leopoldo
Período 2021- 2023
Coordenadora: Silvana dos Santos Meyrelles
Coordenadora Adjunta: Lívia Carla de Melo Rodrigues
Período: 2015-2017
Coordenadora: Alessandra Simão Padilha
Coordenador Adjunto: Jones Bernardes Graceli
Período: 2014-2015
Coordenadora: Ivanita Stefanon
Coordenadora Adjunta: Nazaré Souza Bissoli
Período: 2012-2013
Coordenadora: Ivanita Stefanon
Coordenadora Adjunta: Nazaré Souza Bissoli
Período: 2010-2011
Coordenador: Luiz carlos Schenberg
Coordenadora Adjunta: Ivanita Stefanon
Período: 2008-2009
Coordenador: Luiz Carlos Schenberg
Coordenador Adjunto: Fernando Luiz Herkenhoff Vieira
Período: 2006-2007
Coordenador: José Geraldo Mill
Coordenadora Adjunta: Ivanita Stefanon
Período: 2003-2005
Coordenadora: Ester Miyuki Nakamura Palacios
Coordenador Adjunto: José Guilherme Pinheiro Pires
Período: 2001-2003
Coordenador: Dalton V. Vassallo
Coordenador Adjunto: José Geraldo Mill
Período: 1999-2001
Coordenador: Hélder Mauad
Coordenador Adjunto: Antonio de Melo Cabral
Período: 1998-1999
Coordenador: Antônio de Melo Cabral
Coordenador Adjunto: José Geraldo Mill
Período: 1995-1997
Coordenador: Elisardo Corral Vasquez
Coordenador Adjunto: Henrique de Azevedo Futuro Neto
Período: 1993-1994
Coordenador: Elisardo Corral Vasquez
Coordenador Adjunto: José Guilherme Pinheiro Pires
Histórico do conceito CAPES do programa:
Histórico do conceito CAPES do programa:
Período de Avaliação: . . . . . Conceito:
2017-2021.............................5
2013-2016.............................4
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 3
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 3
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 4
2001-2003 . . . . . . . . . . . . . . 4
1998-2000 . . . . . . . . . . . . . . 5
1996-1997 . . . . . . . . . . . . . . 5
1994-1995 . . . . . . . . . . . . . . A
1992-1993 . . . . . . . . . . . . . . SC (sem conceito, pois cursos novos não recebiam conceito inicial)